A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) divulgou o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens, referente ao segundo semestre de 2025, evidenciando avanços importantes em sua política de equidade de gênero.
De acordo com o documento, o salário contratual mediano das mulheres equivale a 100% do recebido pelos homens, mostrando equilíbrio no valor de contratação entre os gêneros. Já na remuneração média mensal, as mulheres recebem o equivalente a 82,7% do valor pago aos homens.
A Funpec conta atualmente com 305 trabalhadores ativos, sendo 48% mulheres e 52% homens, em diferentes áreas de atuação. O relatório detalha ainda a composição dos quadros por sexo, raça/cor e grandes grupos ocupacionais, apontando que em funções de direção e gerência, bem como em ocupações de nível superior, os indicadores de igualdade salarial se aproximam da paridade, chegando em alguns casos a superar a remuneração dos homens.
Entre os critérios utilizados para definição de remuneração, a Fundação adota práticas transparentes como plano de cargos e salários. Além disso, a Funpec mantém ações de incentivo à diversidade.
Com a divulgação dos dados, a Funpec reforça seu compromisso com a igualdade de oportunidades, a transparência na gestão e a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e justo.
Confira o relatório completo.