Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação (ASCOM/Funpec)
“Um novo protocolo de intervenção clínica à base de N,N-Dimetiltriptamina para o tratamento da depressão e seus efeitos no cérebro” é o título do projeto que pretende desenvolver uma nova terapia antidepressiva de ação rápida, segura e de fácil aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, gerenciada pela Funpec, conquistou o Prêmio Finep 2025 – Etapa Nordeste, na categoria Complexo Econômico e Industrial da Saúde, em cerimônia realizada na última segunda-feira (17), em Recife/PE, que marcou o retorno da premiação regional.
O estudo é coordenado pelo pesquisador do Instituto do Cérebro (ICe/UFRN), Dráulio Barros de Araújo, e investiga o potencial da N,N-Dimetiltriptamina (DMT), substância psicodélica produzida naturalmente pelo organismo humano e encontrada em diversas espécies vegetais e animais, como base para um novo modelo de tratamento da depressão. “É um reconhecimento importante da relevância de investir em ciência de ponta feita no Brasil, com foco em problemas reais da nossa sociedade; nosso principal objetivo é desenvolver uma nova alternativa terapêutica de ação rápida e segura, para pessoas que sofrem com depressão, com potencial de ser integrada ao SUS”, esclareceu Dráulio Araújo.
Para o diretor-presidente da Funpec, Aldo Dantas, essa conquista “representa que estamos no caminho certo, colaborando de forma eficaz e eficiente com o gerenciamento de pesquisas de alta qualidade, com impacto social e colocando à disposição dos pesquisadores todo o suporte necessário para que eles alcancem bons resultados”, enfatizou. “A Funpec é um instrumento essencial para a realização desse projeto, especialmente no que diz respeito à segurança jurídica e à transparência na gestão dos recursos”, agradeceu o pesquisador do Instituto do Cérebro da UFRN.
Sobre o Prêmio Finep de Inovação 2025
A premiação regional tem como objetivo dar visibilidade a experiências inovadoras desenvolvidas por empresas, instituições científicas e organizações sociais e foi retomada após uma década. As áreas contempladas na premiação vão da agroindústria sustentável à bioeconomia, saúde, transformação digital, infraestrutura, deep tech, ecossistemas de inovação e infraestrutura de P&D em ICTs.
A Etapa Nordeste encerrou o circuito regional antes da realização da premiação nacional, que deverá ocorrer em dezembro, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF. Todos os vencedores regionais avançam para a disputa do título nacional em suas categorias. No total, 115 projetos nacionais concorrem, após uma seleção entre cerca de 3 mil propostas apoiadas pela Finep entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, nas modalidades reembolsáveis e não-reembolsáveis. Os vencedores receberão o Selo Prêmio Finep de Inovação 2025.