Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação da Funpec (Ascom/Funpec)
“Iniciar 2026 contratada é um marco muito especial na minha trajetória; esse novo ciclo representa crescimento, confiança e a motivação de seguir aprendendo e contribuindo com a Funpec”. O depoimento é de Letícia Alves de 18 anos, estudante do 4º ano do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que, até dezembro do ano passado, era jovem aprendiz na Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) e, no início deste mês, foi efetivada como auxiliar administrativa no Setor de Prestação de Contas da Fundação.

No final de 2025, Letícia participou de um intercâmbio na Universidad Estatal Península de Santa Elena (UPSE), no Equador, por meio de um edital de mobilidade internacional do IFRN com o objetivo de proporcionar imersão na língua espanhola e na cultura do país. Ela conta que o período de aprendizagem, vivenciado até aqui, colaborou com essa experiência: “essa foi minha primeira viagem internacional; agradeço à Funpec, pois durante minha aprendizagem, ensinamentos como desenvolvimento de iniciativa, responsabilidade e organização contribuíram para que eu me sentisse mais preparada para vivenciar esse intercâmbio”, destacou.

Investir na formação profissional e acreditar em jovens talentos tem se tornado uma das marcas da Funpec ao longo das quase cinco décadas de atuação. O assistente administrativo do Setor Financeiro, Marcos Vinicius Melo, também iniciou sua trajetória como jovem aprendiz quando estava prestes a completar 18 anos. Atualmente, com 27 anos de idade, ele relembra a emoção que sentiu ao ser selecionado e contratado. “Foi muito importante, pois foi o meu primeiro emprego e me ajudou a moldar o que eu iria querer para o meu futuro; aprendi a ter mais responsabilidades e desenvolver habilidades que uso até hoje, não só no meu âmbito profissional como pessoal”, declarou.

Aos 28 anos de idade, a assistente administrativa do Setor de Recursos Humanos, Karolayne da Silva Rodrigues, recorda o início da jornada de aprendizagem entre 2016 e 2017. “A experiência como jovem aprendiz foi fundamental para minha trajetória profissional; atuar como auxiliar administrativa, passando pelas áreas de RH e Compras, me proporcionou aprendizados importantes, desenvolvimento de responsabilidade, organização e uma visão prática do ambiente de trabalho; ser contratada pela Funpec foi um momento de muita alegria e orgulho, pois representou o reconhecimento do meu esforço e dedicação ao longo do programa”, relembrou entusiasmada.

Sobre o Programa Jovem Aprendiz
Regulamentado pela Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), o Programa Jovem Aprendiz foca na inserção de jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho. A iniciativa combina formação teórica e experiência prática, fazendo com que empresas de médio e grande portes destinem cotas para aprendizes. O modelo assegura aos participantes registro em carteira, remuneração e acesso a direitos trabalhistas.