Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação da Funpec (Ascom/Funpec)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a Saúde Mental como um estado de bem-estar psicológico que permite às pessoas lidar com os momentos estressantes da vida, desenvolver habilidades, aprender, trabalhar e contribuir para a comunidade. Ainda segundo a OMS, a Saúde Mental é um direito humano fundamental e um elemento essencial para o desenvolvimento pessoal, comunitário e socioeconômico. Para refletir sobre essa temática no ambiente de trabalho, a Funpec deu início ao “Programa de Saúde Mental”, que conta com grupos focais e rodas de conversa sobre temas relacionados à rotina, dentro e fora do ambiente laboral.
Na última sexta-feira (05), foi realizada mais uma etapa com a participação de colaboradores dos mais variados setores da instituição. Com momentos de esclarecimentos e orientações, conduzidos pelos médicos psiquiatras da Unidade de Saúde Mental do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol/UFRN), Walter Barbalho e Amannda Melo, os participantes foram estimulados a falar sobre suas realidades pessoais e profissionais. A primeira etapa dos grupos focais foi iniciada em 14 de novembro de 2025 e integra uma série de iniciativas direcionadas a promover a Saúde Mental, estimulando a escuta ativa e qualificada e o apontamento de alternativas para superar obstáculos ao emprego de hábitos saudáveis.

A Funpec está conectada com a realidade em nível nacional e atenta às estatísticas alarmantes na área da saúde pública. Dados do Ministério da Previdência Social apontam que, em 2024, quase meio milhão de trabalhadores brasileiros se afastaram de seus postos de trabalho por problemas relacionados à Saúde Mental. De acordo com o levantamento, no ano passado, foram concedidas 472.328 licenças médicas aos trabalhadores, o que representa um aumento de 68% em relação a 2023.
Dentro desse cenário,o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou uma mudança importante na Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passará a incluir expressamente os fatores de risco psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) a partir de 26 de maio de 2026. Essa atualização, estabelecida pela Portaria MTE nº 1.419/2024, visa proteger a Saúde Mental e física dos trabalhadores, reconhecendo que os fatores psicossociais podem ter impacto significativo na saúde e bem-estar dos funcionários.

Mas o que são fatores psicossociais? São situações relacionadas à organização e execução do trabalho que podem afetar a saúde dos trabalhadores, incluindo estresse, assédio e sobrecarga de trabalho. Analisando esse contexto, de acordo com Walter Barbalho, “a iniciativa da Funpec é excelente e seria ótimo se todas as empresas conseguissem implementar um programa baseado em informação de qualidade, para quebrar estigmas dentro da Saúde Mental, o que infelizmente é muito frequente”, enfatizou.
O especialista conclui, afirmando que “às vezes, as pessoas confundem uma vontade com sintomas de doença e isso precisa ser esclarecido e é o que a gente vem fazendo; também, conhecer melhor sobre a equipe, conhecer melhor sobre como lidar com momentos mais difíceis da equipe; é um trabalho que a gente espera que siga, para a gente continuar rastreando o que pode ser ajustado, para que as pessoas vivam bem, gostem de trabalhar e para que o ambiente de trabalho seja menos estressante e, assim, elas vejam suas potencialidades”.