Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação da Funpec (Ascom/Funpec)
Desde os primeiros dias de dezembro, o espírito natalino tomou conta da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec). Além da decoração, na entrada principal e nas portas das salas de sua sede, o ambiente de trabalho foi contagiado pela vontade de fazer o bem ao próximo. É que, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Mais Amor, os colaboradores foram estimulados a realizar doações de alimentos não-perecíveis e produtos de higiene pessoal como parte da Campanha Natal Solidário. Dessa vez, a arrecadação será destinada aos moradores da Serra da Rajada, em Cerro Corá, na região Seridó potiguar, e para o Lar de Idosos daquele município.
Segundo a coordenadora da ONG, Isis Libânio, “a parceria com a Funpec tem nos ajudado a levar esse suporte para as famílias que mais precisam, que vivem em situação de extrema vulnerabilidade; saber que tem um incentivo interno, uma colaboração espontânea, das pessoas que querem fazer o bem, faz com que o nosso sorriso não saia do rosto”, comemorou. E a prática da solidariedade é uma iniciativa que está institucionalizada na Funpec, após a criação do Projeto “Rede do Bem”, que tem a participação voluntária de alguns funcionários.
A diretora administrativa da Fundação, Thaís Cavalcanti, explica que “a ‘Rede do Bem’ surgiu, na gestão do professor Aldo, como uma das ações da política de responsabilidade social da Funpec; nosso objetivo é organizar e ampliar iniciativas sociais, incentivar o voluntariado institucional e fortalecer parcerias com ONGs e projetos sociais, gerando impacto positivo e contribuindo para o desenvolvimento da nossa comunidade”, esclareceu. “Para 2026, a perspectiva é intensificar o engajamento dos colaboradores, clientes e parceiros”, reforçou Cavalcanti.
Para o diretor-presidente da Funpec, Aldo Dantas, essa ação mobiliza os colaboradores em um mesmo objetivo e os resultados são motivadores para ampliar o alcance dessa cooperação. “Passei nos setores, conversando com nossa equipe, sugerindo que nos tornemos um ponto fixo de coleta, com a meta de arrecadar, mensalmente, cem quilos de alimentos; ninguém é obrigado a contribuir, mas cabe a nós estimularmos essa ação social”, disse entusiasmado com os resultados.

No início do próximo ano, deverá ocorrer uma reunião para a formalização dessa nova etapa da parceria. “O exemplo é esse que a Funpec faz, reunir a bondade, o bem querer, a transformação de um mundo melhor, de várias pessoas, para a gente poder conseguir alcançar tantas famílias; isso desperta um sentimento de muita gratidão”, finalizou Libânio.

Sobre a ONG Mais Amor
A ONG Mais Amor é uma organização sem fins políticos ou religiosos, que atua no Rio Grande do Norte há uns 5 anos, e tem como missão ajudar pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica em diferentes frentes de atuação. Atualmente, são 6 comunidades cadastradas: 4 na capital (Cidade da Esperança, Rocas, Parque dos Coqueiros e Jardim Progresso) e 2 no interior (Serra da Rajada, em Cerro Corá/RN, e Caiçara do Rio do Vento/RN), totalizando 380 famílias, cerca de 1.500 pessoas beneficiadas.
Por meio das doações, parcerias e voluntariado, são distribuídos alimentos, material de higiene, de limpeza, material escolar, fraldas infantil e geriátrica, enxoval para as grávidas, utensílios domésticos, móveis, cadeira de rodas, brinquedos, além da realização de atendimento odontológico, exames médicos, aulas de alfabetização, iniciação laboral, atividades físicas e recreativas.