A Prefeitura de Natal formalizou, nesta sexta-feira (22), um Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec). O acordo permitirá que a gestão municipal tenha acesso a tecnologias e projetos desenvolvidos por startups incubadas no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) e por pesquisadores locais. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, na Cidade Alta, e reuniu autoridades municipais, representantes de empresas e do ecossistema de inovação.
A iniciativa é fruto do evento de apresentação de pitches realizado pelo Metrópole Parque em maio deste ano para gestores municipais. “O programa surgiu como resultado direto desse encontro, consolidando a abertura de um canal estruturado para a negociação de produtos e serviços de startups com o setor público”, explica Rodrigo Romão, diretor do Parque.
A formalização contou com as assinaturas da vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, do diretor-presidente da Funpec, Aldo Dantas, do secretário municipal de Planejamento (SEMPLA), Vagner Araújo, e do secretário de Empreendedorismo e Inovação (Sepae), Arthur Dutra.
Para o secretário Arthur Dutra, o acordo representa um marco legal para facilitar contratações e gerar impactos diretos para a população. “É um momento muito importante, a gente tá muito feliz, muito animado, muito otimista com os frutos que esse acordo Natal Inova pode trazer para todos os envolvidos, mas principalmente para o cidadão natalense”, afirmou.
Na mesma linha, o diretor-presidente da Funpec, Aldo Dantas, destacou que a fundação terá papel fundamental na agilidade do processo. “Existe uma dificuldade do poder público em realizar esse tipo de contratação, mas com a intermediação da Funpec isso ganha uma agilidade fantástica. Além disso, muitas das demandas da prefeitura já encontram soluções dentro da universidade. Essa articulação entre quem produz, quem tem a solução e quem precisa será muito facilitada. Por isso, considero esse momento especial para a Prefeitura, para a FUNPEC e também para o Metrópole Parque”, afirmou.