Empreendedores e pesquisadores já podem inscrever, de forma gratuita, projetos e soluções no Programa Inovação Aberta Sebrae Funpec, que conecta startups e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) a grandes empresas do Rio Grande do Norte, em busca de soluções inovadoras. Nesta edição de 2025, o programa tem como foco soluções para atendimento às áreas de construção civil, energia e saúde laboratorial, com potencial de aplicação prática no mercado.
O lançamento oficial aconteceu no dia 28 e julho e reuniu representantes de empresas parceiras, como a Neoenergia Cosern, DNA Center e Ecocil, que apresentaram os principais desafios a serem solucionados. Cada uma delas apresentou de seis a sete propostas, dentre elas estão: como otimizar o manejo da vegetação próxima à rede elétrica, como é possível descentralizar e automatizar o atendimento ao cliente e como identificar, selecionar e incorporar mão de obra qualificada para atuar em obras.
“Antes dessa etapa, promovemos um workshop para que as empresas de grande porte priorizassem suas demandas. O papel do Sebrae é justamente transformar esses desafios em oportunidades abertas ao mercado”, destacou Michelli Trigueiro, analista do Sebrae-RN e gestora do programa.
Para o Diretor-Presidente da Funpec, Aldo Dantas, o programa é um convite para que empresas do estado busquem soluções para os desafios que se apresentam diariamente, “a inovação é um caminho sem volta. O setor privado precisa estar alinhado a tudo isso para destravar problemas que, possivelmente, impeçam um crescimento maior de pequenos e grandes negócios”, afirmou.
Para Nonato Nogueira, da startup Septem Technology, a iniciativa fortalece especialmente quem está começando. “O Sebrae é o parceiro dos MEIs, micro e pequenas empresas. Ele atua como um canal de ligação entre grandes empresas e startups que estão na fase de ideação. Essa conexão dá uma força enorme para quem está iniciando agora”.
Na visão do coordenador de inovação do DNA Center, Thiago Lima, o programa reforça a estratégia de inovação da empresa. “Acreditamos que o Programa de Inovação Aberta, aliado à cultura de inovação que o DNA vem promovendo nos últimos anos, trará grandes possibilidades para que startups e empresas de base tecnológica apresentem soluções aos nossos desafios, fortalecendo nossa marca no mercado de análises clínicas e impulsionando ainda mais o crescimento da empresa”.
As inscrições seguem até o dia 25 de agosto e podem ser feitas por startups — de todos os estágios de maturidade — empresas e ICTs, por meio de seus pesquisadores. Mais informações sobre o contexto do programa, os desafios expostos pelas empresas e as inscrições estão disponíveis no site: https://sebrae-funpec-inovacao-aberta.avati.com.br/.
Sobre o Programa Inovação Aberta Sebrae Funpec
O Programa de Inovação Aberta Sebrae Funpec é uma iniciativa que conecta startups e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) a grandes empresas do Rio Grande do Norte por meio de processos estruturados de inovação aberta. Com apoio da Avati Aceleradora, o programa oferece aproximação com o mercado, networking estratégico, oportunidades de negócio e mentoria especializada, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas com aplicação prática e potencial de impacto no ecossistema inovador do Rio Grande do Norte.